domingo, 4 de novembro de 2007

Racismo


A cor é apenas o sinal mais evidente da diferença, porque o nosso racismo na verdade é contra aquele que não é como nós – preto, branco, mais alto, mais baixo, que cospe na rua ou usa o boné virado ao contrário. O nosso racismo, que se faz sentir de maneiras mais ou menos subtis, nasce do nosso medo do desconhecido. E a única forma verdadeira de o vencer é dar o desconhecido a conhecer."


Entende-se por racismo a valorização, generalizada e definitiva, de diferenças, reais ou imaginárias, em proveito do acusador e em detrimento da vítima, a fim de justificar os seus privilégios ou a sua agressão.


Na verdade, o racismo não tem fronteiras e existe até dentro da mesma raça (e, aqui, é bom distinguir "raça" de etnia ou nacionalidade). Chame-se-lhe nacionalismo, bairrismo, regionalismo ou tribalismo, o efeito é o mesmo: a intolerância frente ao Outro que não é igual a mim: no corpo, na língua, na religião, nos costumes ou nas crenças. E, noutro plano das sociedades desenvolvidas: no simples direito à cidadania ou no estatuto social.


Postado pos: Carolina Reis

Autor:desconhecido

2 comentários:

Lauren disse...

O racismo é um tipo de preconceito e está ligado a cor de pele. Existem outros tipos de preconceitos...e que envolvem pessoas que são diferentes da gente...Pode ser alta....gorda....magra....e isso n é racismo. Ok? Beijosssssssss

Anônimo disse...

Nossa!Adorei o conteudo dessa pasta expoe claramente as definicoes sobre o q e racismo e o que e preconceito com palavras q qualquer cidadao consiga compreender.Adorei mesmo...Bjooooo!!!! Vanessa Vianna Gschneitner.